Quem Somos



O que é o Sicó Jornal?
O Sicó Jornal, é um jornal local, mas com artigos de interesse, para todos os que visitam este site. Mais à frente, falamos disso, quando justificamos o nosso financiamento.
 O Sicó Jornal, foi criado com uma vocação de animação social e pretende contribuir para o desenvolvimento: cultural e social do povo da região; que pretende servir.
O promotor do jornal, no seu humilde saber, pretende pôr as suas capacidades, -- ainda que pequenas, como já sugerido, -- ao serviço daqueles, que ainda têm menos que ele. Por essa razão, todas as contribuições são bem-vindas. Mas o jornal, é composto por uma equipa mais alargada de colaboradores, que dão o seu contributo como: pontos de reportagem, nos vários lugares da freguesia da Redinha, ou em áreas como a informática.
Pretendemos constituir-nos, também, como uma referência para a comunidade, como formadores de opinião. Procuraremos ser tão objectivos, quanto possível.
Este espaço, trata de informação: social, política, religiosa e histórica; sem exclusão de qualquer outras áreas, que tenham interesse, tanto para a comunidade local, como para os outros leitores (de fora) que nos procurarem.
Como colaborar?
- Pode colaborar como: ponto de reportagem, tornando-se nos olhos e ouvidos do Jornal, na sua comunidade, (se é da região), transmitindo os acontecimentos que aí ocorrem: furtos, ou quaisquer actos de marginais, pessoas que estão doentes, festas, convívios e outros eventos, reuniões das colectividades, etc.
- Enviando, ou propondo artigos, sobre temas de interesse para a comunidade, ou de interesse geral para toda a sociedade.
- Divulgando o Sicó Jornal, entre familiares e amigos, não só na região, como no resto do país, ou no estrangeiro, junto de pessoas, que de algum modo estão ligadas à Redinha, mesmo que essa ligação seja apenas afectiva.
- Assinando o Jornal “Luz”, o jornal paroquial da Redinha, do qual somos colaboradores, estando esse jornal integrado no projecto, de fazer chegar a informação, ao maior número de pessoas possível, o que inclui quem não acesso à internet.
O projecto inicial do Sicó Jornal era um dia vir a ser editado também em papel.
Os promotores do Jornal Luz, -- que vai agora vai voltar a ser editado, -- procuravam um colaborador na Redinha e uma coisa levou à outra. Passamos a colaborar com o Jornal Luz, na página à Redinha. O Jornal Luz, vai ser editado em conjunto com: Santiago da Guarda e Degracias.
Aproveitamos para informar que: as notícias que perdem actualidade, serão editadas neste espaço e no Jornal Luz, no mesmo período, mas os artigos de cultura, ou teor generalista e que não perdem validade, serão editados pelo Sicó Jornal, pelo menos um mês depois, de saírem no Jornal Luz; para não tirar interesse a este último jornal.
Embora seja nossa opinião, de que: os dois mercados, não colidem, porque acreditamos que o jornal em papel, vai ter mais interesse junto das pessoas mais velhas e sem acesso à internet, enquanto os mais jovens, terão mais interesse na informação via internet. Mas ainda assim, propomos: a quem tem acesso a nós pela internet, que se faça também assinante do Jornal Luz, ou façam donativos ao mesmo, como forma de ajudar a comunidade; para quem só podemos chegar, na versão em papel.
- Enviando informação: documentos antigos, ou mesmo recentes, (digitalizados, ou fotografias desses mesmos documentos, etc) e que tenham interesse para um jornal; também fotografias antigas ou recentes. Pretendemos criar um arquivo, para documentar os acontecimentos históricos, mais importantes para a comunidade. Referimo-nos a acontecimentos antigos, mas também aos recentes. Por isso, fotografias antigas ou recentes e qualquer informação, que nos permita fazer um registo histórico; serão muito apreciadas.
- Contribuindo de alguma forma, como for possível, (use a imaginação), para ajudar o Sicó Jornal, ou o Jornal “Luz”, da forma que entender, para que, de alguma forma, também ajudar a comunidade, que estes dois jornais pretendem servir.
A quem se destina?
Como já antes mencionado, este jornal foi criado, como forma de servir a comunidade; em que se insere. Por agora, a sua acção está circunscrita à freguesia da Redinha, embora não tenha uma fronteira geográfica definida, para a sua intervenção. No futuro, pretende-se que a sua acção, seja alargada a espaços vizinhos, nomeadamente a: Tapeus, Pelariga e eventualmente a outros lugares (freguesias).
O jornal também foi criado, para tratar assuntos de interesse geral como: cultura, ciências sociais, história, etc e que interessam a qualquer pessoa que visite o site. Este propósito visa atrair visitas, como justificado mais à frente.

Como é financiado?
O jornal é sustentado pela publicidade, inserida nos espaços criados para esse efeito.
Quem anuncia uma actividade, ou produto, gosta que a sua publicidade, seja vista pelo maior número de pessoas que for possível. Por isso, ao visitar ao nosso site: já está a ajudar. Se o site for muito visitado, a nossa publicidade terá maior valor e será aliciante, para quem pretende dar a conhecer, o seu negócio ou produto.
Mas as pessoas para quem o jornal foi criado, representam uma comunidade pequena, com um valor relativo, também muito pequeno, para a publicidade. Mas, para ultrapassar isso, foram criados espaços, com artigos variados e com interesse para qualquer pessoa, que visite o site; como forma de atrair muitas visitas e consequentemente muita publicidade.
Em resumo, podemos dizer que: aqueles que precisam deste jornal, são poucos para atrair financiamento e aqueles que podem financiar, (ao atrair publicidade), -- por serem muitos, -- não teriam interesse, no nosso jornal… Então, a solução foi: procurar atrair essas pessoas, com assuntos que lhes interessem e assim, se este site for financiado pela publicidade, já podemos prestar o serviço à comunidade local.
O Sicó Jornal, será inscrito no Google AdSence, que é uma bolsa de anunciantes global, pelo que, quanto mais visitas tivermos, mais valor terão os nossos espaços publicitários e melhor poderemos cumprir a nossa missão.
A todos os que nos visitam, ou assinam o Jornal Luz, expressamos a nossa gratidão.

Marcelino Silva
Director e redactor

0 comentários:

Enviar um comentário

 
  • Quem somos

    O que é o Sicó Jornal? O Sicó Jornal, é um jornal local, mas com artigos de interesse, para todos os que visitam este site. Mais à frente, falamos disso, quando justificamos o nosso financiamento.
  • Contactos

    e-m@il sicojornal@gmail.com Messenger sicojornal@hotmail.com
  • Ajuda

    Se precisares de alguma ajuda contacta.
  • Comentários

    Todos os comentários são bem vindos, mas construtivos.